segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Gripe ou Resfriado?

Olá Mamães e Papais!

Vocês sabem diferenciar a gripe do resfriado?
As gripes e os resfriados são infecções causadas por vírus que afetam as vias aéreas superiores, das quais fazem parte o nariz, a garganta, a laringe, a faringe e os seios paranasais.
Em alguns casos, elas podem atingir, também, as vias aéreas inferiores, ou seja, a traquéia e os brônquios.
A gripe é causada pelo vírus influenza e é um quadro mais intenso, que desencadeia febre alta, dores nas juntas e nos músculos e calafrios. Ela realmente ¨derruba a pessoa na cama¨, como dizem popularmente. Faltas à escola são comuns, assim como ocorre no caso das infecções bacterianas, pois esse vírus deixa o organismo mais fraco e portanto, mais suscetível a outras doenças.
Já os resfriados são causados por outros tipos de vírus, como o adevírus e o rinovírus. O quadro dessa enfermidade é mais brando, caracterizado por espirros, tosse e secreção nasal clara, bastante semelhante à rinite alérgica.
As infecções virais são autolimitadas e duram, em média, três dias. Entre o primeiro e terceiro dia de contágio, já começam a surgir os sintomas: coriza, mal-estar, tosse, febre e obstrução nasal. Em geral, no máximo em uma semana a criança já está recuperada.
Assim que o vírus - da gripe ou do resfriado - ataca o organismo, o sistema imunológico do pequeno começa a funcionar a todo vapor, fabricando anticorpos para combater o invasor (vírus). Mas para ¨dar uma força¨, nada melhor que repouso, boa alimentação, variando principalmente os nutrientes, e ingestão de líquidos. Isso porque a hidratação garante a umidificação das secreções, facilitando, assim, que sejam expelidas pelo organismo. E claro muito carinho!
Vale lembrar que um simples resfriado pode se transformar numa infecção mais séria se o organismo estiver com baixa resistência, ou seja, esses distúrbios podem evoluir para uma bronquite, amidalite ou pneumonia.
Então, Mamães e Papais fiquem atentos aos sintomas para uma melhor avaliação, e consultem o Pediatra.

BB

Fonte: Guia de Saúde da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário