quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Segurança no Trânsito

Olá Mamães e Papais!

Continuando com o tema da semana, Segurança no Trânsito. O Blog BB traz mais dicas super importantes para a proteção do seu filho.
A principal causa de mortalidade em crianças acima de 1 ano de idade são os acidentes, sendo que os automobilísticos respondem por cerca de 50% dos óbitos, seguidos pelos provocados por quedas de altura (25%) e queimaduras (de 10 a 15%).
Em caso de acidente automobilístico, o risco da criança é maior em relação ao adulto, com conseqüências mais graves, sendo que as regiões mais vulneráveis são a cabeça e o pescoço.
O local mais seguro de transportar as crianças em automóveis é o centro do banco traseiro. A entrada e a saída da criança deverão ser feitas sempre pelo lado da calçada. Além disso, deve-se sempre usar as travas que bloqueiam a abertura das portas traseiras. Quanto aos vidros, devem ser mantidos levantados, com uma pequena fresta para ventilação nos dias mais quentes. Uma observação importante : nunca carregue crianças no colo e use o cinto de segurança corretamente.
Outras medidas importantes relacionadas ao automóvel devem ser tomadas. Um exemplo é o perigo de deixar uma criança dentro do carro estacionado. De acordo com a ONG Criança Segura, se a temperatura exterior estiver alta, dentro do veículo o calor praticamente dobra. Nessas condições, os pequenos podem sofrer sérias lesões em poucos minutos, pois seu corpo ainda não suporta altas temperaturas. Portanto, nunca deixe seu filho sozinho dentro do carro e preste muita atenção antes de trancá-lo, certificando-se de que as chaves estão com você e deixando-as sempre longe do alcance da criança.
Além disso ensine seu filho a não brincar dentro ou perto de carros, principalmente em garagens de prédios, estacionamento de shopping e supermercados. Fique atento quando for colocar o veículo em movimento e seu filho estiver fora dele, especialmente quando for dar marcha à ré. Você poderá não ver a criança, causando um acidente grave. Outra dica: mantenha os bancos de trás travadas para impedir que seu filho entre no porta-malas, e coloque a trava para que ele não consiga abrir as portas traseiras por dentro do veículo - em caso de carros com quatro portas.
E lembre-se que: PEQUENAS ATITUDES PODEM SALVAR VIDAS!

BB

Fonte: Código Brasileiro de Trânsito, ONG Criança Segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário