segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Substâncias Tóxicas

Olá Mamães e Papais!


Materiais de limpeza, medicamentos e vitaminas devem estar fora do alcance da criança. Tranque-os em armários e coloque-os no alto. Comprimidos são muito atrativos, por causa dos tons coloridos, e podem ser confundidos com balas.
Vale a pena uma cautela maior quanto aos inseticidas, pesticidas  e venenos contra insetos em geral. Ao utilizar estes produtos, retire seu filho do local e só retorne depois que não tiver mais cheiro. Essa mesma medida de prevenção deve ser adotada para aqueles produtos que afirmam não liberarem odores.
Muito cuidado também ao colocar iscas para insetos e pozinhos nos cantos da casa. De repente, algum brinquedo, que porventura tiver entrado em contato com o produto pode ser levado à boca - prática bastante comum entre os baixinhos.
Quanto ás plantas, elimine as espécies venenosas, como a flor-de-São João, muito utilizada para decoração natalina.
Em caso de intoxicações e envenenamentos, o socorro urgente é a diferença entre a vida e a morte. Ao suspeitar de um destes acidentes, corra para o hospital mais próximo, levando, se possível, a embalagem do agente causador. Provocar vômitos pode ser perigoso.
Possíveis sinais de envenenamento: vestígios de substâncias na boca ou pele da vítima, hálito diferente, mudança na coloração de boca e lábio, respiração fraca, baixa temperatura, dor ou queimação na boca, garganta ou estômago, confusão mental, sonolência, alucinação ou perda de consciência, redução ou retenção da urina, sangramento, lesão, vermelhidão ou queimaduras, enjôos, vômitos, suor, salivação e convulsões.
Aqui em Florianópolis temos o Hospital Universitário como referência, equipe altamente capacitada para ajudar em casos de intoxicações ou envenenamento.

BB


Florianópolis - SC
Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina - Hospital Universitário
Bairro Trindade - Caixa Postal 5199
88040-900 – Florianópolis - SC
Atendimento: 0800 643 52 52
Telefones: (48) 3721.9535/ 3721.9173
Fax: (48) 3721.9083 (CIT)
Site: www.cit.sc.gov.br
E-mail: cit@hu.ufsc.br  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário